quinta-feira, 30 de junho de 2011

O Currículo como Projeto Pedagógico.

            Quando se fala em projeto, temos como definição como sendo um processo constituído de pessoas, idéias e atividades com objetivos definidos, respeitando as limitações de tempo, espaço, custos e recursos.
            Quando se trata de custos e recursos pensamos em política, no sentido de compromisso com a formação do cidadão para uma sociedade. Mas não podemos esquecer-nos da efetivação da intencionalidade da escola neste processo, pois é nela que ocorre, ou se espera que ocorra, a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, critico e criativo.
            O currículo, como uma conexão de atitudes de vida deve ser pensado como peça fundamental de um projeto pedagógico. Pois é no projeto de currículo que vamos responder: O que? Como? Para que? Em relação a educação. E dependendo da vertente da resposta o seu currículo pode ser pautado em uma simples memorização de conteúdos, uma educação bancaria, ou pode ser estruturado de tal forma que possa fazer sentido a vida do educando. Romper com os paradigmas de currículo e voltar para uma reflexão mais abrangente é necessário. Deixar de enxergar a educação apenas como numero, cifras, gastos e passar a vê-la como um investimento para uma sociedade melhor.
            O currículo vai muito além da seleção de conteúdos, de disciplinas e de carga horária. Currículo é pensar em uma vida. Currículo é respeitar as nossas limitações, é colocar-nos ao ponto que possamos ultrapassar qualquer expectativa de uma sociedade civilizada e melhor.

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