quinta-feira, 9 de junho de 2011

A crítica pós-estruturalista do currículo

Dados da obra/artigo
Autor:
Título: A critica pós-estruturalista do curriculo
Ano de publicação:

1 - IDEIAS PRINCIPAIS/ARGUMENTOS FUNDAMENTAIS
- Tem como base autores franceses. Principais autores são Michel Foucault e Derrida.
- Tomam referencia no estruturalismo de Saussure. Outros remetem a sua origem a Nietzche e Heiddeger.
- Critica do sujeito centrado e autônomo do modernismo e do humanismo.
- O pós-estruturalismo limita-se a teorizar sobre a linguagem e o processo de significação.
- O pós-estruturalismo é uma continuidade e transcende com uma transformação ao estruturalismo.
- No estruturalismo o sujeito era produto da ideologia. No pós-estruturalismo, não existe sujeito a não ser como simples e puro resultado de um processo de produção cultural e social.
- Foucault: noção de poder. Derrida: conceito de differance. Significado e o significante.


2 - IDEIAS SECUNDÁRIAS/ALGUNS DETALHAMENTOS
            O texto vem trazer um pouco de uma teoria denominada de Pós-estruturalista de currículo, defendida e elabora, principalmente por Foucault e Derrida. Na analise do individuo como resultado de um processo social, histórico e cultural. “O sujeito é o resultado dos dispositivos que o constroem como tal.”
            O significado, no pós-estruturalismo, não é pré-existente. Ele deve ser construído. Ele é cultural e socialmente produzido. Relação com currículo. Junto, Foucault fala sobre a desconfiança sobre a verdade. Ele radicaliza o conceito de verdade e investiga o processo do qual este conceito é considerado verdade.
3 - APRECIAÇÃO CRÍTICA (relevâncias, dúvidas, descobertas, aspectos interessantes, etc).
            Esse texto é bem denso. Uma leitura difícil de fazer mas no fim recompensa o esforço e dedicação. A teoria de pós-estruturalista é interessante de comparar com currículo. O currículo com vida dos discentes, tudo o que ele vive e como ele vive altera o seu conhecimento. Da mesma forma, que o individuo é resultado, produzido, pela interação cultural, social e histórica, o conhecimento deste individuo se assemelha ao mesmo processo. Com essa visão de pós-estruturalista, de desconstrução de binarismos, o currículo pode ser colocado em xeque, em questão, para uma analise.

Um comentário:

  1. O texto é mesmo denso, mas poderia ter sido mais explorado quanto às ideias centrais, não?

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