quinta-feira, 30 de junho de 2011

Complexo e complexidade do currículo

Complexidade trata-se de uma visão interdisciplinar acerca dos sistemas em movimento. Tudo está em completa dinâmica, seja com velocidade constante ou variavel.
Sendo assim, não podemos imaginar que a educação, pensada como curriculo, esta em repouso, separada e destacado de um todo. Tudo influencia e modifica a forma de pensar, agir segundo após segundo. O curriculo é uma coleção de atos, atividades, momentos que compõe as relações da escola.
Segundo Morin:
 “Para Morin, a ciência moderna ou clássica, na busca de sua autonomia em relação ao pensamento religioso da escolástica medieval, acabou por separar-se em vez de apenas distinguir-se da filosofia, do senso comum, das artes e da política. A ciência de base quantitativa se sobrepôs então às diversas formas de conhecimento, inclusive porque favorecia interesses das classes emergentes com as revoluções burguesas.”

As interações das disciplinas com a sociedade devem fazer sentido para tal educação de forma que a multidisciplinaridade possa ser uma forma de abordagem para a construção do conhecimento.
"À primeira vista, a complexidade (complexus: o que é tecido em conjunto) é um tecido de constituintes heterogêneos inseparavelmente associados: coloca o paradoxo do uno e do múltiplo. Na segunda abordagem, a complexidade é efetivamente o tecido de acontecimentos, ações, interações, retroações, determinações, acasos, que constituem o nosso mundo fenomenal. Mas então a complexidade apresenta-se com os traços inquietantes da confusão, do inextricável, da desordem no caos,da ambigüidade, da incerteza... Daí a necessidade, para o conhecimento, de pôr ordem nos fenômenos ao rejeitar a desordem, de afastar o incerto, isto é, de selecionar os elementos de ordem e de certeza, de retirar a ambigüidade, de clarificar, de distinguir, de hierarquizar... Mas tais operações, necessárias à inteligibilidade, correm o risco de a tornar cega se eliminarem os outros caracteres do complexus; e efetivamente, como o indiquei, elas tornam-nos cegos."
O curriculo na forma  da complexidade e complexo, deve sempre nos levar a lugares que não sabemos, que não dominamos, a fim de nos estimular a superar as nossas incertezas. Nossas ações, nossas interações com o mundo nos coloca diante de um conhecimento, de um saber que realmente faz parte do cidadão, da sociedade. Um conhecimento de qualidade, para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário