quinta-feira, 30 de junho de 2011

Memorial

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Tendências Contemporâneas de Currículo






MEMORIAL













Memorial apresentado ao Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências para o conteúdo de Tendências Contemporâneas de Currículo – ECI-209.
Profª. Dra. Rita de Cássia M. Trindade Stano






Kleber Luiz Nogueira n°22163










ITAJUBÁ 2011
Agradeço a Deus pela força, sabedoria e pela iluminação para trilhar este caminho tão belo.
Aos meus companheiros de mestrado: Ângela, Ana Carolina, Janete, Patrícia, Antonio Marcos, Paulo e Rafael. Que muito me ensinaram em nossas conversar.
A professora Rita Stano, que está em um nível acima de todos. Obrigado pelos ensinamentos, diretrizes e por cultivar este amor de lecionar. É uma Educadora.


Resumo
O memorial descritivo da disciplina de Tendências Contemporâneas de Currículo, lecionada pela professora Rita Stano é um relato sobre nossas concepções, nossas experiências, nossos conhecimentos e nossos anseios em nossa relação com a educação.

Retrospectiva
Quando decide matricular na disciplina de Tendências Contemporâneas de Currículo imaginei, que devido a minha formação e pela ênfase do mestrado, que iríamos discutir  a disciplina de ciência no ambiente escolar. Ciências entendido como física, química, biologia e matemática. Em minha concepção iríamos entender o porquê de ensinar tal conteúdo, qual o conteúdo que não deve ficar de fora em seu planejamento e outros pensamentos referentes a organização dos conteúdos. Currículo, para mim, era apenas o conteúdo. O índice do livro didático. Mas estava para mudar.
Ao entrarmos em um bloco de prédio chamado de Titanic, da Unifei, e tendo nossa primeira aula em uma de suas salas com a professora Rita, que começou a aula com um reflexão sobre o que somos naquele momento, onde ando!
Já no outro encontro começamos a dar inicio ao conteúdo em si: Currículo. É conteúdo sim, mas também envolve organização e formaàEstrutura curricularàseleção. Discutimos sobre o currículo como ideologia, produção e reprodução. Foram apresentado alguns nomes importantes da área de currículo nos quais iremos estudar. Estudamos o texto Dos Jesuítas aos anos de 1980.
Depois a professora apresentou algumas definições de currículo: Tradicional; Crítica; e Pós criticas. O colega Paulo apresentou o seu texto falando sobre a situação histórica da educação no Brasil no período jesuítico.
Aqui acontece uma mudança. Começamos a compartilhar de um espaço que melhor nos representava. Da sala da professora Rita. As aulas tornaram mais calorosas, mais humanas. Tão humano, que tive a honra de mais uma vez, poder estar com uma pessoa que já conhecia a tempos: a minha diretora Ângela, que agora é minha amiga, companheira de profissão e mestrado Ângela. Que sabedoria. Obrigado por compartilhar comigo os seus conhecimentos. Neste dia o Antonio Marcos, Patrícia e Ana Carolina junto com a Ângela apresentaram os seus textos. Porem, eu não estava presente devido ao meu problema de saúde: Cólica renal.
Acontece a tragédia de Realengo, que ocupou minha mente com uma simples pergunta: O que a escola representou para o assassino? Rafael Paixão, sábio, que a cada encontro nos surpreendia com as suas historias de vida apresentou o texto referente a Currículo e Programas no Brasil. Depois dele, eu apresentei o texto Histórico Social das Mudanças Educacionais. Surge uma nova idéia: a criação de Blogs.

A professora apresenta as características básica das teorias Criticas e Pós Criticas de currículos, juntamente com os seus principais autores.
Mais uma vez, a pedra no meu rim que é a pedra do meu sapato, não permitiu que eu participasse deste encontro frutífero. Os colegas Antonio Marcos (Apple) e Paulo (Giroux) apresentam as teorias de currículos proposta por esses autores.
A fenomenologia toma conta de mim! Contra a concepção técnica: os reconceptualistas. Foi o texto apresentado por mim. O currículo como construção social é apresentado pela Janete.
Currículo como coleção toma conta e postamos no blog um texto sobre o mesmo.Ana, currículo oculto; Patrícia, Pedagogia do oprimido e pedagogia dos conteúdos; Rafael, onde a critica começa. Recebemos figuras para escrevermos sobre o currículo através das imagens.
Algumas leituras sobre o currículo através da imagem são feitas. Patrícia apresenta um texto Poder e Discurso Cultural e Antonio Marcos sobre as circularidade entres culturas no espaço escolar. Multiculturalismo é apresentado pelo Rafael. Continua ele  mesmo sobre o Marx e as influencias no currículo.
Por fim, “TUDO QUE NÃO INVENTO É FALSO” permeia os meus pensamentos.
Considerações finais
Com tudo isso, percebo mudanças. Currículo deixa de ser visto de forma simplista. Não vi nada do que esperava ver. Que bom. Por que vi algo maior. Compreendi que currículo é um processo que envolve uma vida inteira. “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”John Dewey.
Envolve espaços, culturas, poder, saber, necessidade. Ele é de caráter Libertador. A nossa historia com este mundo, as interações com ele, o ambiente em que vivemos é currículo. Aprender transformar isto em conhecimento e checar a suas validades nos libertará. A escola cumpre o seu papel no currículo? Não. Mas creio que quando o currículo nascer dentro do coração da escola e ir em direção ao mundo externo da mesma, com os educadores envolvidos no processo da educação pensando currículo além de conteúdos programáticos e carga horária de disciplinas ela passará a cumprir o seu papel. Recebo as minhas quebras de paradigmas com sucesso. Pois creio que, ao refletir sobre currículo serei mais humano e entenderei que tudo e todos fazem parte para a construção de um conhecimento de qualidade e real. Muito obrigado!!!!
“Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!”
Fernando Pessoa

2 comentários:

  1. Apesar das cólicas, das ausências, você Kleber soube se apropriar dos sentidos e significados do currículo.E ter deixado a Fenomenologia tomar conta de você foi muito interessante! Ao lê-lo, é como se estivesse ouvindo-o.Prazeroso.E tê-lo novamente como aluno foi ótimo. Bom acompanhar crescimento do outro. Continue sua caminhada, professor!!

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  2. Kleber, será difícil mostrar seu texto a alguem e provar que quem o escreveu é um professor de física. Acho que você mudou bastante e espero que seus alunos tenham notado isto. Foi difícil para mim escrever tantos textos que sou matemático, imagino pra você como físico.Estamos sempre aprendendo. Se der certo, devemos continuar a estudar, pois isso será somente ganho para nós. Vamos encarar a física nuclear, já que a física quantica foi legal com o "niutu". vai junto com a gente. Parabéns pelos seus textos e até o próximo semestre.

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