quinta-feira, 12 de maio de 2011

Resenha.

Dados da obra/artigo
Autor:
Título: Contra a concepção técnica: os reconceptualistas
Ano de publicação:

1 - IDEIAS PRINCIPAIS/ARGUMENTOS FUNDAMENTAIS
- Concepção tradicional: técnica e administrativa.
- Teoria critica de currículo: Fenomenologia, hermenêutica, Escola de Frankfurt.
-Movimento contra a concepção tradicional.
- Fenomenologia: Suspensão dos conhecimentos, entendimento, do mundo cotidiano.
- Ferramentas para a fenomenologia: Hermenêutica e Autobiografia.
-Hermenêutica: possibilidade de múltiplas interpretações.
- Autobiografia: aspectos formativos, do currículo.

2 - IDEIAS SECUNDÁRIAS/ALGUNS DETALHAMENTOS
O texto aponta para o descontentamento de pessoas do campo de currículo sobre a concepção tradicional da educação. O movimento começa na Inglaterra e França através da sociologia marxista e nos Estados Unidos e Canadá, já âmbito educacional.
Apresenta as teorias criticas que passaram a confrontar os pilares da concepção tradicional que são: aprendizagem, objetivos, medição e avaliação. As criticas a esses pontos da teoria tradicional era necessário, pois os mesmos não apresentam significados no mundo real, onde realmente as pessoas vivem e constroem suas experiências.
       A fenomenologia, concebida em Edmund Husserl, consiste em submeter o entendimento que normalmente temos de mundo cotidiano a uma suspensão. Coloca em xeque os significados, que são aparência das coisas. Com a aparência em dúvida, chegamos na essência do significado, da experiência vivida.    
            Nesta perspectiva da fenomenologia, o currículo não é apenas disciplinas e conteúdos. Currículo é um local no qual docentes e discentes tem a oportunidade de examinar os significados do mundo, da vida cotidiana.
           A fenomenologia tem sido associada outras duas estratégias de investigação: Hermenêutica e Autobiográfica. A Hermenêutica é desenvolvida através da experiência e procura varias interpretações cientificas para o significado. A Autobiografia enfatiza os aspectos formativos do currículo. Permite focalizar o concreto, o situacional e o histórico de nossas vidas.
           
3 - APRECIAÇÃO CRÍTICA (relevâncias, dúvidas, descobertas, aspectos interessantes, etc).
            Analisando a educação desenvolvida nas escolas brasileiras encaixamos a concepção tradicional perfeitamente. Uma educação voltada para dados, estatísticas, números. Uma educação que reforça o modo burocrático, administrativo. Um currículo entendido por apenas disciplinas e conteúdos a ser ensinados.
            Percebemos que a concepção tradicional reforça a criação de uma educação para a formação de pequeno cientista. Não podemos nos esquecer que nossa educação é totalmente guiada pelo vestibular.
            O currículo através da teoria critica leva em consideração uma educação pautada em nossas experiências de mundo. Em nossas vidas cotidianas. A duvida que surgiu durante a leitura do texto é sobre a seleção de conteúdos para a aplicação da Fenomenologia. Será que existe algum conteúdo que não se encaixa nesta teoria.
            Para se ter uma educação por teoria critica precisamos passar por revolução educacional, onde as políticas educacionais de nosso pais possam dar apoio a compreensão da educação básica: uma educação para a vida e não para o vestibular.

2 comentários:

  1. Com um tema complexo você conseguiu esclarecer conceitos e aspectos importantes sobre a abordagem fenomenológica do currículo.Parabéns!

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  2. É isso ai. Ainda bem que "vestibular" esta sendo coisa do passado. Agora o que não podemos permitir é que o ENEM se vestibularize.
    Estamos com muitas ferramentas nas mãos. Precisamos agora é: "ir à onra".
    Abraços,
    Paullus.

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