quinta-feira, 26 de maio de 2011

Imagens e Curriculo

Visão é o ato de ver, enxergar. Mas o que realmente enxergamos? Vemos o reflexo da luz que forma a imagem, que pode ser real ou virtual. Ao olharmos para uma imagem podemos nos enlouquecer de pensamentos para deslumbrarmos um conceito, uma opinião. Ao observar as figuras que seguem abaixo, parei e pensei: o que eu vejo nestas imagens no contexto de currículo? Que parto!
Em um primeiro instante vemos apenas o superficial. Um pé de laranja? Um limoeiro? Não sei. Indo a passos largos para uma analise com calma começamos a observar uma fruta, que aparentemente está boa.
Ao pensar sobre o processo de evolução desta espécie percebemos que houve um tempo e um determinado cuidado para a mesma estar em uma boa aparência hoje. Ela passou por varias dificuldades, teve quer ser podada e no inicio ela teve que ser plantada. Refletindo sobre as praticas educacionais e de currículos vemos uma semelhança.
O currículo também é um processo. E como todo processo ele teve ser dinâmico. Ele precisar ser aparado com as políticas educacionais, ele deve ser assistido por financiamentos educacionais para que no fim de uma etapa, de um ciclo, ele possa dar bons frutos. As disciplinas, a interdisciplinaridade no espaço educacional, as disposições do espaço, as suas regras, a sua liberdade de escolha e as suas experiências de vida em mundo real deve regar o seu intelectual para um caminho de conhecimento farto, onde as pessoas envolvidas neste processo possam crescer com qualidade, gerando bons frutos para a sociedade ao nosso redor. Visando que com uma educação pensada, com o currículo sendo entendido como sendo mais que conteúdos e formas de aprendizagem é o melhor caminho para uma sociedade que saiba viver de forma digna, com solidariedade  e respeito as opiniões e diferenças.
Nossa segunda imagem é um gato. Gato, cientificamente do reino Animalia e da família Felidae. Um gato apresenta varias características interessantes: é carinhoso, é caçador, é arisco, é inteligente, possui uma vida de liberdade mas sempre voltando para o seu ambiente de vida. Nas belas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Um gato vive um pouco nas poltronas, no cimento ao sol, no telhado sob a lua. Vive também sobre a mesa do escritório, e o salto preciso que ele dá para atingi-la é mais do que impulso para a cultura. É o movimento civilizado de um organismo plenamente ajustado às leis físicas, e que não carece de suplemento de informação. Livros e papéis beneficiam-se com a sua presteza austera. Mais do que a coruja, o gato é símbolo e guardião da vida intelectual".
Acredito que também podemos nos associar ao gato para uma analise de currículo. Como pessoas diretamente envolvidas no processo educacional, devemos aprender com os gatos sobre como devemos encarar o currículo. Um currículo deve sempre proporcionar em nós um sentimento de liberdade, de caráter libertador. Observamos uma gato tranqüilo. O que aprendemos com isso? O currículo que está inserido nos ambientes escolares é tranqüilo? O nosso currículo deve ser ágil como um gato. Rápido em seus movimentos, esperto em nossas escolhas. Assim devemos ser para um currículo eficaz para atingirmos com qualidade nossa sociedade. Devemos ter a liberdade de ir e vir, experimentar e relatar nossas experiências afim de buscar sempre o lado bom e positivo, para continuarmos em nossa caminhada por uma educação de verdade, que atinja os anseios de todos.
Portanto, ao visualizarmos estas duas imagens percebemos que o currículo é uma processo dinâmico, com adaptações, reformulações e com características únicas para a formação de uma sociedade melhor. As imagens deixam de ser apenas belas para passar a expressar toda a sua informalidade perdida  no tempo e no espaço.

2 comentários:

  1. É Kleber, a cervejada está fazendo sua cabeça!! Quem diria que vc escreveria textos como estes. Muito interessante seu ponto de vista: física-curriculos-vida. Achei muito legal seu texto e qualquer coisa, "deixa arder". Abraços, Paullus.

    ResponderExcluir
  2. Pois Kleber...repito o que já disse acerca do avanço de seu pensar sobre currículo. Apresentou uma leitura crítica e coerente das imagens, com conceitos bem trabalhados. Parabéns, moço!

    ResponderExcluir