Colecionar, ato de ajuntar objetos de mesma natureza, beleza ou significados. Nossas vidas inteiras passamos colecionando. Alguns colecionam paixões, selos, latinhas de refrigerante, experiências vividas. Mas a coleção é para nós. Nossas coleções são retiradas do nosso ambiente, do mundo em que vivemos e enclausuramos em nos mesmo.
Na teoria critica de currículo mostra que currículo é muito mais que disciplinas e conteúdos reunidos por área afim. Currículo são nossas experiências vividas e os significados que tiramos do mundo, no qual foi questionado, interpretados e tornou-se um conhecimento adquirido que podemos usufruir para tomar decisões.
Refletindo sobre currículo e coleção vemos que na escola há uma concepção tradicional de educação pautada, muitas vezes numa coleção de conteúdos, no qual cabe ressaltar que é apenas um item de um currículo, reunidos em um guia utilizado na educação, o livro didático, no qual cada mestre exalta o seu conteúdo da forma que a impressão é que este não esta interligado com os outros e até mesmo com o mundo. Porém neste modelo tradicional, as aulas se concentram no professor como a figura principal do processo educacional Ensino-Aprendizagem, no qual ele detém o conhecimento, que transmite o tal conhecimento para o agente passivo do processo, o discente. No entanto o aluno não é um agente passivo. Ele está integrado a mundo dinâmico no qual tudo está em completo movimento tecnológico, em que sua experiência de vida, de contato com esse mundo, o faz pensar, interagir e criar as suas leituras, os seus significados cotidianos.
De acordo com as discussões nas aulas do mestrado, de onde vem o currículo?
O currículo é, deveria ser, uma junção de experiências adquiridas durante nossa caminhada, no qual reunidos poderíamos colocar em xeque tais significados é obter um conhecimento próprio. Onde a onda de informação no qual somos submetidos possa começar a tornar conhecimento. O currículo separado não faz sentido. Precisamos de políticas publicas no qual a sociedade escolar como um todo possa juntamente com órgãos competentes modificar o currículo tradicional onde as disciplinas e outras áreas do sistema educacional possam interagir-se, integrar-se, tornando apenas uma.
Está caminhando muito bem nessa trilha e seu texto aponta uma concepção clara e bem elaborada de Currículo. Muito bem!
ResponderExcluirParabéns pelo texto. Já vi que estamos curriculando...
ResponderExcluirAbraços,
Paullus.