quinta-feira, 19 de maio de 2011

Curriculo como Coleção

Colecionar, ato de ajuntar objetos de mesma natureza, beleza ou significados. Nossas vidas inteiras passamos colecionando. Alguns colecionam paixões, selos, latinhas de refrigerante, experiências vividas. Mas a coleção é para nós. Nossas coleções são retiradas do nosso ambiente, do mundo em que vivemos e enclausuramos em nos mesmo.
Na teoria critica de currículo mostra que currículo é muito mais que disciplinas e conteúdos reunidos por área afim. Currículo são nossas experiências vividas e os significados que tiramos do mundo, no qual foi questionado, interpretados e tornou-se um conhecimento adquirido que podemos usufruir para tomar decisões.
Refletindo sobre currículo e coleção vemos que na escola há uma concepção tradicional de educação pautada, muitas vezes numa coleção de conteúdos, no qual cabe ressaltar que é apenas um item de um currículo, reunidos em um guia utilizado na educação, o livro didático, no qual cada mestre exalta o seu conteúdo da forma que a impressão é que este não esta interligado com os outros e até mesmo com o mundo. Porém neste modelo tradicional, as aulas se concentram no professor como a figura principal do processo educacional Ensino-Aprendizagem, no qual ele detém o conhecimento, que transmite o tal conhecimento para o agente passivo do processo, o discente. No entanto o aluno não é um agente passivo. Ele está integrado a mundo dinâmico no qual tudo está em completo movimento tecnológico, em que sua experiência de vida, de contato com esse mundo, o faz pensar, interagir e criar as suas leituras, os seus significados cotidianos.
            De acordo com as discussões nas aulas do mestrado, de onde vem o currículo?
            O currículo é, deveria ser, uma junção de experiências adquiridas durante nossa caminhada, no qual reunidos poderíamos colocar em xeque tais significados é obter um conhecimento próprio. Onde a onda de informação no qual somos submetidos possa começar a tornar conhecimento. O currículo separado não faz sentido. Precisamos de políticas publicas no qual a sociedade escolar como um todo possa juntamente com órgãos competentes modificar o currículo tradicional onde as disciplinas e outras áreas do sistema educacional possam interagir-se, integrar-se, tornando apenas uma.

2 comentários:

  1. Está caminhando muito bem nessa trilha e seu texto aponta uma concepção clara e bem elaborada de Currículo. Muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto. Já vi que estamos curriculando...
    Abraços,
    Paullus.

    ResponderExcluir